SEJA UMSEJA UM REPRESENTANTE

Sistemas conectados à rede (ON-GRID)


 

Este tipo de sistema é geralmente instalado em residências ou estabelecimentos para produção de energia para consumo próprio e envio da energia excedente para a rede elétrica de distribuição com o objetivo da redução do custo da conta de energia. Em países como a Alemanha, EUA e China esta é uma tecnologia já consolidada há mais de 30 anos e contribuem com uma boa parte da matriz energética desses países. 

 

 

O sistema funciona da seguinte maneira: 

1. As placas fotovoltaicas convertem a luz solar em energia elétrica contínua. Um equipamento chamado inversor transforma esta energia em alternada possibilitando o consumo pelos equipamentos elétricos do imóvel. A energia excedente é injetada na rede elétrica e será utilizada para reduzir a conta de luz. 

2. Na ausência de incidência solar, o imóvel consome energia disponibilizada pela concessionária, no entanto, se a energia gerada for maior que a consumida, serão atribuídos créditos que reduzirão a conta de luz. 

3. Ao existir créditos excedentes, os mesmos poderão reduzir a conta de energia de outro imóvel registrado no mesmo CPF.